CULTURA

Após polêmica, Cine-PE entra em cartaz hoje no Cinema São Luiz

Até o dia 3 de julho serão exibidos 20 curtas e seis longas. O Cine-PE seria exibido originalmente em maio, mas foi adiado após polêmica com cineastas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/06/2017 às 9:12

Imagem

A noite dessa terça-feira será de celebração no Cinema São Luiz. A abertura da 21º edição do Festival Cine-PE está marcada para acontecer às 19h. O evento segue até a próxima segunda-feira (3). Dos 473 inscritos, foram selecionados para exibição 20 curtas e seis longas.

Um dos destaques dessa noite é o filme Real – O Plano por Trás da História, do diretor Rodrigo Bittencourt. Este ano o festival homenageia os atores Cássia Kiss Magro e Rodrigo Santoro.

Em 2016, o grande homenageado foi o longa pernambucano Danado de Bom, da diretora Deby Brennand. Saiba mais na reportagem de Caroline Santos:

Pelo segundo ano consecutivo o evento vai contar com legendagem eletrônica para o público com deficiência auditiva. Além disso, o primeiro dia do festival vai oferecer o recurso da audiodescrição para pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Polêmicas e indefinições

O Cine-PE vai ocorrer em data diferente dos anos anteriores. Ela precisou ser redefinida após o episódio no qual oito cineastas retiraram os filmes deles do festival.

O motivo foi a presença do documentário Jardim das Aflições, de Josias Teófilo, na lista dos escolhidos. Segundo a diretora do festival, Sandra Bertini, o Cine-PE é espaço para a diversidade independente de posicionamento político.

Serviço

Cinema São Luiz

Rua da Aurora, 175, Boa Vista.
Ingressos: R$ 5 (preço único)
Venda: bilheteria do local