ENCRUZILHADA

Queixas contra o Cisam aumentam e grávidas reclamam do descaso

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) é referência em atendimento às mulheres com gravidez de auto risco

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/07/2017 às 15:26
Leitura:

Imagem

Pacientes do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (Cisam) continuam reclamando do mau atendimento na unidade hospitalar que fica no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife.

Muitas mulheres grávidas procuraram o serviço na manhã desta sexta-feira (14) e saíram insatisfeitas do local. É o caso de Amanda, que está grávida de 9 meses. Ela foi encaminhada da Maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, com fortes dores. Ao chegar no Cisam, ela foi mandada para casa.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Superlotação

Uma gestante de 17 anos, também com 9 meses de gravidez, chegou com sangramento e não conseguiu atendimento. Revoltada com a situação, a irmã da paciente discutiu no hospital. “Só tiraram a pressão dela e mais nada. Ela está sangrando muito, perdendo sangue e passando mal”, reclamou a mulher, que não teve o nome revelado.

Segundo os funcionários do Cisam, o hospital está superlotado e não há mais condições de internar nenhuma paciente. Apenas o primeiro atendimento, como por exemplo aferição de pressão, está sendo realizado.

De acordo com familiares das gestantes, os corredores estão lotados e com muitas mulheres com gestação de alto risco.

Resposta

A assessoria de comunicação do Cisam esclareceu que a superlotação é devida a uma demanda reprimida existente na rede de saúde e que a unidade hospitalar prefere atender as pacientes que procuram o Cisam mesmo com a superlotação.

O Cisam é um hospital especializado, referência em atendimento às mulheres com gravidez de auto risco. A unidade de saúde também é referência na atenção às mulheres vítimas de violência sexual e aborto legal.

Mais Lidas