PERNAMBUCO

Em Pernambuco, Cármen Lúcia cobra uso de recursos destinados ao sistema penitenciário

A presidente do STF, Cármen Lúcia, visitou o Complexo Prisional do Curado e cobrou aplicação de R$ 32 milhões enviados ao Estado

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/07/2017 às 14:20
Leitura:

Imagem

Depois de passar por Rio Grande do Norte, Porto Alegre, Amazonas e Espírito Santo, a visita da presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia foi muito aguardada aqui em Pernambuco, nesta quarta-feira (19). Ela e assessores foram até o Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, para ver de perto a situação da superlotação e condições desumanas do sistema prisional do Estado.

A visita durou pouco mais de 20 minutos e neste período a ministra do STF pode constatar a superlotação no espaço que acolhe 6.200 detentos e originalmente foi construído para receber 1800 reeducandos.

Cármen Lúcia ainda recebeu das mãos do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, um relatório com as ações desenvolvidas por Pernambuco sobre a temática e a tese de defesa do Estado utilizada há cerca de dois meses na Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde responde por maus tratos e falta de condições para receber presos.

Ministra faz cobrança

Explicou que durante o encontro com a presidente do STF, Cármen Lúcia, ela cobrou a aplicação de recursos destinados ao Governo de Pernambuco da ordem de R$ 32 milhões por meio do Fundo Penitenciário Nacional, que chegaram no mês de dezembro do ano passado e ainda não foram aplicados.

O secretário Pedro Eurico detalhou ainda o que pretende realizar com o repasse.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Encontro no TJPE

Na agenda da presidente do STF à Pernambuco, Carmem Lucia ainda se encontra com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo, nesta tarde.

Na ocasião, eles discutem a superlotação dos presídios e a questão das audiências de custódia.

Mais Lidas