Alunos de rede pública do Recife conquistam 8º lugar na RoboCup

A equipe foi a única representante brasileira no mundial de robótica

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/08/2017 às 10:47

Imagem

Alunos da rede municipal de ensino do Recife conquistaram a 8ª colocação na RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado na cidade de Nagoya, no Japão. Única equipe brasileira na competição, os alunos ficaram à frente de países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Austrália, Itália, Canadá e Rússia. No total, a RoboCup contou com a participação de 37 equipes de 30 países no nível 2, que engloba estudantes de até 18 anos.

A equipe do Recife se destacou na modalidade Resgate, com robôs feitos com blocos de encaixe da Lego. O desafio foi montar os robôs em forma de carro e programá-los no computador para que realizassem uma trajetória repleta de obstáculos, em que precisam resgatar os objetos determinados, no menor tempo possível.

O time é formado por Paulo Poan (13), Isaías Silva Filho (14), Maria Eduarda Oliveira (13), Ryan Vinícius Morais (16), Tiago Roberto dos Santos (14), Estêvão Pereira (16), Miguel Santos (14) e Silvestre Lima (16). Eles contaram com a ajuda dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, Cid José Espíndola e Suely Bezerra, do monitor Victor Hugo Sabino e da professora Maria Mércia Botelho, da Utec Gregório Bezerra. Essa equipe foi campeã na Olimpiada Brasileira de Robótica (OBR) em 2016, e parte dela repetiu neste ano, no Japão, o mesmo feito do ano passado, na RoboCup disputada na Alemanha.