CONSULTÓRIO DE GRAÇA

Doenças cardiovasculares matam cerca de 17,5 milhões por ano

A taxa elevada de colesterol é um dos principais fatores de risco para o aumento das doenças cardiovasculares

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/08/2017 às 19:38

Imagem

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de doenças cardiovasculares. Segundo a OMS, grande parte dessas vítimas tinha comportamento considerados não-saudáveis, como fumar, consumir alimentos com excesso de sal e prática de atividade física não adequada.

Nesta terça-feira (8), dia Internacional de Combate ao Colesterol, no Consultório do Rádio Livre, Ismaela Silva recebeu o cardiologista, Sérgio Montenegro. Ele comentou que nessa, o colesterol pode sim trazer vários problemas ao coração. “O colesterol é um dos grandes vilões das doenças cardiovasculares... o derrame também ele tem uma parcela de culpa”, comentou.

Ouça no Consultório de Graça:

Para que serve o colesterol?

O colesterol é uma substância encontrada e produzida no organismo. Ele é usado para produzir hormônios, como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares. “O problema não é o colesterol, é o nível elevado do colesterol, principalmente o colesterol ruim, que o conhecido com LDL”, esclareceu o doutor.

O colesterol bom e ruim

Conhecido como HDL, ele é responsável por fazer a varredura dos vasos. Já o ruim é conhecido como LDL, ele se deposita nas artérias e leva as obstruções e isso acarreta problemas cardiovasculares.