ALERTA

SES investiga suspeita de morte por meningite em Salgueiro, no Sertão

Cristiane Nascimento, de 20 anos, deu entrada no hospital com sintomas de meningite e morreu após passar oito dias internada

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/08/2017 às 15:53

Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que está investigando a suspeita de uma morte por meningite bacteriana no Sertão de Pernambuco. A vítima, Cristiane Nascimento, de 20 anos, morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro de São Francisco, em Salgueiro, na madrugada desta terça-feira (8).

A paciente deu entrada no Hospital Regional de Salgueiro na quinta-feira (3) e a equipe médica notou que Cristiane apresentar os sintomas da meningite: febre alta, dor de garganta e crise convulsiva. Ela passou oitos dias internada na UTI.

O hospital notificou a SES assim que a paciente deu entrada na unidade com suspeita de meningite. “Durante o internamento, foram coletadas amostras clínicas para realização de exames para pesquisa de bactérias e o material foi encaminhado para um laboratório de referência”, destacou a secretaria, por meio de nota.

A SES, junto à secretaria municipal de saúde, está realizando a investigação epidemiológica do caso e irá adotar todas as medidas necessárias.

As meningites

A SES ainda esclareceu, na nota, a diferente entre as meningites. A doença pode ser causada por diversos agentes, sendo as bactérias e os vírus os mais importantes.

“As meningites bacterianas apresentam quadros clínicos mais graves podendo levar à morte, porém a maioria dessas meningites não é transmitida de pessoa a pessoa. As meningites de todas as causas são doenças de notificação obrigatória e todos os casos suspeitos devem ser notificados às Secretarias Municipais e Estadual de Saúde”, explicou comunicado.