TUDO É HISTÓRIA

Historiador relembra bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki

Há 72 anos as duas bombas atômicas lançadas pelos norte-americanos devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 11/08/2017 às 23:11

Imagem

O conflito entre Japão e Estados Unidos se iniciou na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), após um ataque do país oriental à base naval norte-americana de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941. O objetivo dos japoneses era se livrar da atuação dos EUA na Ásia. O Japão se saiu "bem" por um tempo ao vencer vários adversários e conquistar territórios enfraquecidos pela guerra, mas a vitória logo se transformou em derrota e o país e em 1945 era uma nação falida. No quadro Tudo é História do programa Movimento na última quarta-feira, o historiador Lula Couto relembrou o ataque americano às cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Ouça Tudo é História na íntegra:

Hiroshima e Nagasaki foram devastadas

A primeira bomba atômica foi lançada em 6 de agosto de 1945 em Hiroshima. A explosão carbonizou dezenas de milhares de pessoas e gerou vários focos de incêndio em toda a cidade. O jornalista John Hersey retrata o fato a partir do ponto de vista de seis sobreviventes, na grande reportagem que se tornou livro nomeada também "Hiroshima" e em 1946 revista The New Yorker. Em 9 de agosto foi a vez de Nagasaki sofrer uma investida, com uma bomba 50% mais potente, mas como a cidade era composta por vários morros, sofreu um pouco menos, apesar do número de mortos também estar na escala das dezenas de milhares.

Um ex-soldado americano que filmou a queda da bomba em Hiroshima relata o que vivenciou no vídeo abaixo.