SOLIDARIEDADE

No Recife, curso capacita pessoas para ajudar o próximo

O Transforma Recife foi realizado neste sábado e ofereceu curso gratuito de voluntariado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/08/2017 às 11:30

Imagem

Foi realizado, na manhã deste sábado (12), o curso gratuito de voluntariado oferecido pelo Transforma Recife - plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife. O intenção é capacitar pessoas para usarem suas habilidades em benefício do próximo.

A aula foi realizada no Porto Social, localizado na Rua Marquês Amorim, n° 356, Ilha do Leite. Durente o curso, foi realizado um bate-papo sobre solidariedade, voluntariado e projetos sociais da capital pernambucana.

Paulo Cavalcanti da Ong 'Brasília Teimosa Driblando o Crack' explicou como o Transforma Recife ajuda no trabalho com jovens. "A gente vem mensalmente para a capacitação e levamos o que aprendemos para a Ong. Praticamos o bem, levamos para crianças e adolescentes ações para driblar o crack, já que a comunidade vive vulnerabilidade social", disse.

Ouça mais sobre o Transforma Recife na voz de Suellen Fernandes

O Transforma Recife completou dois anos em abril deste ano, chegando a marca de mais de 80 mil voluntários e 420 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. A ideia do projeto é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, cruzando os interessados com as ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife.

A primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura já atingiu mais de 700 mil horas de trabalhos voluntários prestados. O projeto da Prefeitura do Recife trabalha com dois principais eixos: o tecnológico, que é uma plataforma onde todas as organizações da cidade podem se cadastrar e oferecer vagas de trabalho voluntário em um único local; e o eixo de conexões humanas, que aproxima milhares de pessoas com o objetivo comum de ajudar o próximo.

Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causas com as quais se identificam. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor suas ações. Em seguida, é feito o cruzamento dos dados para aproximar voluntários e instituições. A ideia é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, transformando a plataforma numa rede solidária.

Quem tiver interesse em se tornar voluntário deve se cadastrar no site www.transformarecife.com.br ou entrar em contato com a equipe do Transforma Recife pelo telefone 3355.3739.