CONSULTÓRIO DE GRAÇA

Conheça novo tratamento contra a Insuficiência Renal Crônica

A Hemodiafiltração é um avanço da conhecida hemodiálise. Entenda a novidade no tratamento contra a Insuficiência Renal crônica

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/08/2017 às 22:59

Imagem

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Pernambuco, cerca de 100 mil pessoas fazem hemodiálise e a cada dez anos esse número tem um acréscimo de dez por cento. Em Pernambuco os doentes chegam a 5.140 e a taxa de mortalidade é de cinco a dez por cento por ano. E alguma dessas pessoas sofrem de Insuficiência Renal Crônica que não tem cura.

Mas, um novo tratamento chamado de hemodiafiltração pode revolucionar o combate a esse tipo de doença. No Consultório do Rádio Livre desta segunda-feira (14), Ismaela Silva recebeu os nefrologistas, Ângela Santos e Mário Henriques para esclarecer o assunto. De acordo com a doutora Ângela Santos, a maioria das pessoas acham que os rins apenas filtram o sangue, mas o papel dele no corpo vai além. “Ele tem um papel muito maior, ele tem um papel na regulação da pressão...Ele produz a vitamina D... ele tem ação na formação nos nossos glóbulos vermelhos”, disse.

Ouça na íntegra:

Entenda Insuficiência Renal Crônica

Ela aparece na medida que os rins que filtram o excesso de líquido do sangue falham e os resíduos se acumulam. Se desenvolvem lentamente e não são específicos da doença. Algumas pessoas só são diagnosticadas por exame laboratorial.