ESPECIAL

Educação precária cria batalhão de jovens sem esperança

Especial 'Educação, emprego e futuro', do SJCC, mostra que 1,7 milhão de jovens no País mal sabem ler, escrever e fazer contas.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/08/2017 às 7:14
Leitura:

Imagem

Moradora do Vasco da Gama, bairro da periferia recifense, na Zona Norte da capital pernambucana, Daniele Jéssica Xavier da Silva, 25 anos, é da geração que não estuda nem trabalha. Abandonou a escola no último ano do ensino fundamental porque engravidou aos 15 anos. Não consegue emprego por causa da baixa escolaridade. Há, no Brasil, atualmente, 1,7 milhão de pessoas com idade entre 15 e 24 anos na mesma situação de Daniele. Jovens que mal sabem ler, escrever e fazer contas. Que poderiam estar ativos no mercado de trabalho. Mas, por falta de uma boa escola e estímulo para seguir, comprometeram seu futuro. E o do País também, que sofre com mão de obra precária e mal qualificada.

» CONFIRA: Educação, Emprego e Futuro

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em um trabalho integrado de suas plataformas, buscou, ao longo de dois meses, exemplos de instituições privadas que estão dispostas a fazer a diferença. Encontramos empresas que não se conformaram com o quadro sombrio do desempenho das escolas públicas do País. Arregaçaram as mangas, mudaram vidas. Ao longo desta semana, internautas, leitores, telespectadores e ouvintes poderão conhecer essas histórias no especial Educação, Emprego e Futuro e se deixar levar por um sentimento de esperança em tempos de instabilidade.

Ouça mais sobre a precariedade na educação

EQUIPE

O conteúdo foi produzido de forma integrada por profissionais de todos os veículos do SJCC. Na reportagem, Cinthia Ferreira (TV Jornal), Luiza Freitas e Margarida Azevedo (JC Online/ Jornal do Commercio). Fotos, vídeos e captação de som ficaram a cargo do repórter fotográfico Guga Matos (JC Imagem). Na produção, a jornalista Vanessa Cortez. O trabalho de concepção gráfica foi assinado por Karla Tenório, que fez o trabalho de animação junto com Catarina Farias.

Mais Lidas