PARCERIA

Educação: instituto da exemplo inspirador no Agreste de Pernambuco

Representantes da Secretaria de Educação de Belo Jardim e do Instituto Conceição Moura monitoram se metas do Plano de Educação estão sendo cumpridas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/08/2017 às 9:56

Imagem

Todos os meses, uma reunião em Belo Jardim, cidade localizada no Agreste pernambucano e distante 183 quilômetros do Recife, monitora se as metas do Plano Municipal de Educação (PME) estão sendo cumpridas. Representantes da Secretaria Municipal de Educação se juntam à equipe do Instituto Conceição Moura, organização sem fins lucrativos concebida e mantida pelo Grupo Moura (indústria de baterias automotivas). O alto índice de crianças com distorção idade-série (30%) e a não alfabetização no tempo certo (até o 3º ano do ensino fundamental) estão entre os principais problemas a serem resolvidos na área educacional da cidade.

» CONFIRA: Educação, Emprego e Futuro

“É muito importante a ajuda que o municípo recebe da iniciativa privada. Alguns exemplos de parceria são capacitação de professores e gestores, investimentos em laboratórios e na articulação entre famílias e escola. O acompanhamento das metas do PME também é fundamental", destaca a diretora de Ensino do município, Lindhiane Farias. O PME foi elaborado em 2015, em parceria com o Instituto Conceição Moura. O acompanhamento das metas começou este ano.

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em um trabalho integrado de suas plataformas, buscou, ao longo de dois meses, exemplos de instituições privadas que estão dispostas a fazer a diferença. Encontramos empresas que não se conformaram com o quadro sombrio do desempenho das escolas públicas do País. Arregaçaram as mangas, mudaram vidas. Ao longo desta semana, internautas, leitores, telespectadores e ouvintes poderão conhecer essas histórias no especial Educação, Emprego e Futuro e se deixar levar por um sentimento de esperança em tempos de instabilidade.

Leia mais:

>> Educação precária cria batalhão de jovens sem esperança

>> Alfabetização na idade certa é um desafio para ser enfrentado no País

>> Empresas que investem em educação recebem mais que lucro financeiro

Ouça mais sobre as iniciativas na educação

EQUIPE

O conteúdo foi produzido de forma integrada por profissionais de todos os veículos do SJCC. Na reportagem, Cinthia Ferreira (TV Jornal), Luiza Freitas e Margarida Azevedo (JC Online/ Jornal do Commercio). Fotos, vídeos e captação de som ficaram a cargo do repórter fotográfico Guga Matos (JC Imagem). Na produção, a jornalista Vanessa Cortez. O trabalho de concepção gráfica foi assinado por Karla Tenório, que fez o trabalho de animação junto com Catarina Farias.