MANIFESTAÇÃO

Protesto contra aumento de tarifa de ônibus fecha BR-101, em Escada

Manifestantes queimam pneus e entulhos nos dois sentidos da BR-101 e também impedem a saída de ônibus da Borborema da garagem em Escada

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/08/2017 às 7:45

Imagem

Do JC Online

Um protesto contra o aumento das passagens de ônibus da Borborema está interditando o quilômetro 120 da BR-101, na cidade de Escada, Zona da Mata Sul do Estado, na manhã desta segunda-feira (21). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes queimam pneus e entulhos nos dois sentidos da rodovia. Eles também se concentram em frente a garagem da empresa, impedindo a saída dos ônibus.

De acordo com um dos organizadores do ato, Ítalo Santos, a empresa Borborema não informou com antecedência sobre o aumento das passagens, que teria ocorrido na sexta-feira (18). Ele também afirma que a empresa mudou os horários das linhas que atendem Escada sem avisar. "De forma abusiva mudam horários, queimam paradas porque estão superlotados. Quando a gente chegou no ônibus, a cobradora disse que também não sabia [sobre o aumento], até tirou duas passagens com o valor anterior e ia ter que pagar o valor."

Uma equipe da PRF está no local e os participantes do protesto exigem a presença de representantes da empresa para negociação. A organização afirma que há cerca de 400 pessoas nos dois protestos.

Aumento nas tarifas

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Arpe) autorizou reajuste de 3,6071% nas tarifas de ônibus intermunicipais do Estado. Desde a última terça-feira (15), os novos preços puderam ser aplicados.

Para conceder o aumento, foi feito calculo com base nos efeitos da inflação do período entre 1º de junho de 2016 a 31 de julho de 2017.

A composição dos preços das passagens é formada pelo tipo de estrada (se é pavimentada ou não), número de passageiros, quilômetros percorridos. Também entra na conta o tipo de serviço oferecido, como leito-cama.