CONSULTÓRIO DE GRAÇA

Tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no Brasil

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Consultório do Rádio Livre traz esclarecimentos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/08/2017 às 21:09

Imagem

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, apresentados nesta terça-feira (29), o tabagismo passivo foi a 3º maior causa de morte evitável no Brasil, ficando atrás apenas do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool. Mas, os dados ainda apontam que nos últimos oito anos, o número de fumantes passivo diminuiu em 42%.

Nesta terça-feira, dia Nacional de Combate ao Fumo, Isamela Silva recebeu no Consultório de Graça, o médico pneumologista, Murilo Guimarães e médico cirurgião cardiotorácico, Mário Gesteira que trouxeram esclarecimento sobre os males que o fumo causa a saúde.

Perdeu o programa? Confira na íntegra:

Morte por consumo de cigarro

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mortes provocadas pelo consumo do cigarro aumentou de quatro para sete milhões de pessoas no mundo. Os resíduos do tabaco possuem uma quantidade de 7.000 substancias químicas tóxicas e gases que podem causar o câncer. No mundo, são vendidos diariamente 15 bilhões de cigarros no , desses, quase 10 bilhões são jogados no meio ambiente, o que representam entre 30% e 40% do lixo recolhido na costa urbana.

No Brasil

Ainda segundo o Ministério da Saúde, 428 pessoas morrem por dia vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo. A quantidade representa 12,6% de todas as mortes no Brasil. Em 2015, mais de 155 mil mortes foram atribuídas a doenças cardiovasculares e pulmonares, além de diferentes tipos de câncer.