SOLIDARIEDADE

Campanha pede doação de medula óssea para garoto de seis anos

Heitor Ferreira está internado no IMIP; a doação de medula óssea pode ser feita por pessoas entre 18 e 55 anos e com boa saúde

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/08/2017 às 17:25

Imagem

O garoto Heitor Ferreira, de apenas seis anos, precisa de um transplante de medula óssea. O pequeno está internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) em tratamento para leucemia. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o pai de Heitor, Almir Ferreira, pelo número (81) 9.8557-4904.

Para ser doador de medula, é preciso ter entre 18 e 55 anos com boa saúde. Os candidatos à doação assistem a palestras e vídeos educativos, depois assinam um termo de consentimento para doar. Todas as dúvidas deverão ser esclarecidas antes da assinatura.

Assinar o termo de consentimento significa que o doador concorda em dar prosseguimento ao processo e que tem a intenção de doar.

Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes de histocompatibilidade (HLA). É indispensável apresentar um documento original com foto, ter o conhecimento do número do CPF e levar o CNS (Cartão Nacional de Saúde), caso possua.