SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo: Psiquiatra alerta que prevenir o suicídio é possível

A campanha Setembro Amarelo alerta para a prevenção do suicídio; segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo todo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 31/08/2017 às 15:47

Imagem

Especialistas contam que em 90% de casos de pessoas que põe fim a própria vida podem ser evitados. O que mais chama a atenção é de que a maioria dos suicídios está ligado a algum transtorno mental que pode ser percebido através de comentários, alterações de humor causadas pela depressão ou estado de tristeza persistente.

Com o objetivo de livrar vítimas, a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) lançou nesta quinta-feira (31), a campanha Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo todo, como alerta o diretor da SPP, Leonardo Machado. “Esses números de tentativa de suicídio não vêm diminuindo ao longo das décadas, apesar de o tratamento de transtornos psiquiátricos ter melhorado em efetividade”, comentou. “É um problema que não dá pra ser tratado só dentro de um consultório de psiquiatria ou de psicologia”, destacou.

Em países como nos Estados Unidos, por exemplo, o problema já ultrapassa mortes em acidentes de trânsito. Apesar ser a 14ª causa de morte no mundo, o que preocupa é que os níveis de ideação suicida não vêm regredindo nas últimas décadas. O importante, além de identificar sinais que apontem a possibilidade, é saber que é possível prevenir o suicídio.

Os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Onde encontrar a ajuda

Aqui em Pernambuco, o atendimento para crises psicológicas pode ser encontrado nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na emergência do Hospital Ulysses Pernambucano e no 141 do Centro de Valorização da Vida.

A programação do Setembro Amarelo, inclui a iluminação alusiva a prevenção do suicídio em prédios públicos, palestras, caminhada, panfletagem e mostra de cineconferência para o público em geral e profissionais de saúde.