NOVIDADE

Recife terá voos diretos para Madri, na Espanha, a partir de dezembro

O governador Paulo Câmara assinou o contrato de autorização para o voo nesta sexta

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/09/2017 às 12:48

Imagem

O Governo de Pernambuco assinou, na manhã desta sexta-feira (8), com o grupo espanhol Globalia, o contrato de autorização para o voo direto entre Recife e Madri, capital da Espanha. O primeiro voo da nova rota internacional com a capital pernambucana vai ser realizado no dia 20 de dezembro, operada pela subsidiária Air Europa, que faz parte do grupo espanhol.

Os voos serão realizados duas vezes por semana. A parceria assinada entre governo estadual e o grupo espanhol também vai disponibilizar passagens aéreas para estudantes do Programa Ganhe o Mundo e instalação de escolas técnicas em turismo, em Pernambuco. "Pernambuco se destaca no Brasil por ser o Estado do futuro, pois, há dez anos, apostou que precisava ter um grande valor, e esse valor demos à Educação dos nossos jovens", destacou Paulo Câmara

Ao todo, foram oito meses de negociação. Atualmente, o Aeroporto dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, opera 12 rotas com destino internacional, maior malha aérea do Nordeste. Com a conexão, o Recife terá acesso a 100 destinos a partir de Madri.

Ouça a entrevista com o governador e mais na reportagem de Felipe Amorim

O grupo espanhol, segundo o governo, vai disponibilizar passagens aéreas de ida e volta para Madri, para os alunos da rede estadual de ensino que participam do Programa Ganhe o Mundo. Por ano, 25 estudantes são levados para fazer intercâmbio em cidades da Espanha. A promessa é que, com a parceria com a companhia aérea, seja mais que dobrado o número de estudantes levados ao País.

A negociação com o Grupo Globalia começou ainda em janeiro deste ano. "Foram cerca de nove meses de contatos, mas com o Javier Hidalgo (diretor executivo) apenas em agosto. Foi uma parceria fechada em tempo recorde. Geralmente, eles passam entre um e dois anos para fecharem as novas rotas, mas, juntos, conseguimos fechar tudo de forma rápida e boa para o Estado. Acredito que parcerias como essas têm feito também o turismo de Pernambuco crescer. Chegamos ao 12º destino internacional, lideramos a malha aérea do Nordeste e o número de turistas que chega a Pernambuco não para de crescer. Isso significa desenvolvimento, incremento na economia e geração de empregos para todos. O benefício não é apenas para quem viaja de forma mais confortável. É também para o taxista, vendedor do coco, restaurantes, agências de turismo e dezenas de outros setores da economia voltada para o Turismo”, afirmou o secretário de Turismo Felipe Carreras.

CURSOS TÉCNICOS

De acordo com o Governo de Pernambuco, serão instalados cursos técnicos em atendimento hoteleiro e guias turísticos, em escolas técnicas que serão inauguradas nos próximos meses. Serão promovidos a capacitação e o intercâmbio dos professores pernambucanos, para levar alunos para estagiar em setores da empresa espanhola dentro e fora do Brasil.

Segundo o diretor executivo da Globalia, Javier Hidalgo, a América Latina tem um grande potencial para expandir o setor de turismo e a Air Europa deseja que o Brasil seja a "porta de entrada" para que isso aconteça. "Vamos potencializar a marca Pernambuco na Espanha e na Europa. Recife terá acesso a 100 destinos a partir de Madri", informou. Javier acredita que Pernambuco pode ser um destino alternativo para os espanhóis e europeus ao México, República Dominicana, Caribe e Cuba.

A cerimônia teve as participações do governador Paulo Câmara, do secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, da secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, que representou o prefeito Geraldo Julio, do diretor executivo da Globalia, Javier Hidalgo, de Lisandro Menu Marque, diretor de desenvolvimento internacional da empresa, e de Enrique Martin-Ambrosio, diretor da Air Europa no Brasil.