Operação Mata Norte

PF prende ex-prefeito de Lagoa do Carro suspeito de fraude na merenda escolar

Operação "Mata Norte" investiga licitações superfaturadas em merenda escolar no interior e na capital pernambucana

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/09/2017 às 11:04

Imagem

O ex-prefeito da cidade de Lagoa do Carro, a 61km do Recife, é o principal suspeito uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (21) pela Polícia Federal para desmanchar um esquema de corrupção. Severino Jerônimo, conhecido como Jaílson do Armazém, foi preso pelos investigadores que apuram supostas irregularidades durante seu mandado entre 2012 e 2016.

A operação, denominada "Mata Norte", investiga políticos, empresários e empresas fornecedoras de merenda escolar. Cerca de 85 policiais federais e 10 servidores da Controladoria-Geral da União cumprem nove mandados de prisão nas cidades de Lagoa do Carro, Carpina e no Recife. Os agentes também atuam em cinco mandados de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão.

[UOLMAIS_VIDEO 16317129]

As investigações foram iniciadas há cerca de dois meses após relatório de auditoria da CGU analisando suposta irregularidade na contratação de empresas que forneciam merenda para as escolas municipais. De acordo com as investigações, houve desvio de recursos federais do Programa de Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica (PNAE), por meio de superfaturamento nos valores das licitações. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 512 mil reais.

Todas as pessoas presas serão levadas para a sede da Polícia Federal onde serão indiciados em crimes como Desvio de Recursos Públicos, Fraude em Licitação e Associação Criminosa.

Veja imagens da Operação Mata Norte

[GALERIA]