BRASIL

Criança interage com homem nu em exposição de arte no MAM

Um vídeo com o momento de interação da criança com o artista Wagner Schwartz está circulando na internet e revoltando alguns internautas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/09/2017 às 23:03

Imagem

Uma performance na Abertura do 35ª Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, deixou algumas pessoas surpresas e escandalizadas. O artista fluminense Wagner Schwartz se presentou nu e em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver uma menina interagindo com o homem, deitado, mostrando as genitálias.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo informou por meio de nota que a apresentação foi realizada para convidados, em uma sala sinalizada sobre o teor da apresentação. Ainda no texto, o Museu afirma que a obra não tem conteúdo erotizante por se tratar de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clarck. Confira na íntegra:

Nota

O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance ‘La Bête’, que está sendo atacada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento para convidados. A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, que trata de objetos articuláveis. As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalham pelo país e nas redes sociais. O material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo participou brevemente da performance acompanhada de sua mãe e que a sala estava ocupada pelos espectadores. As insinuações de pedofilia são resultado de deturpação do contexto e significado da obra.

Confira o vídeo: