SAÚDE

Campanha de prevenção ao câncer de mama tem início no Recife

Mamógrafo móvel vai percorrer 8 distritos sanitários da capital para conscientizar população sobre importância de prevenir o câncer de mama

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/10/2017 às 15:11

Imagem

Voluntárias da rede feminina que atuam no Hospital do Câncer de Pernambuco realizaram na manhã desta segunda-feira (02), abertura da campanha do outubro rosa, que se estende até o final do mês. O grupo feminino fez distribuição de laços, rosas e apresentações culturais.

Neste período as recifenses vão contar com uma série de ações voltadas a prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero e rodas de diálogos sobre violência contra mulher e planejamento familiar. As atividades acontecem nas unidades de saúde do Recife, escolas municipais e na colônia penal feminina do Recife.

Já o caminhão equipado com mamógrafo vai passar por oito distritos sanitários da capital, realizando 3.480 mamografias durante todo ciclo da campanha. Vão ser distribuídas 80 fichas por dia e é necessário que a mulher tenha entre 50 e 69 anos, seja moradora do Recife e apresente documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

A programação completa com as atividades e o calendário de passagem do mamógrafo móvel pelos bairros estão disponíveis no site www.recife.pe.gov.br.

A repórter Juliana Oliveira acompanhou o lançamento do outubro Rosa no Recife e traz as informações.

Hospital da Mulher vai atender pacientes por demanda espontânea

No Hospital da Mulher vão ocorrer atividades ligadas à beleza e bem estar femininos e ainda vão ser distribuídas 40 senhas para atendimento diário, sendo 20 vagas pela manhã e 20 à tarde, para quem quiser aproveitar o Outubro Rosa e realizar o exame de mamografia sem precisar marcar consulta. A unidade de saúde está localizada às margens da BR101, no bairro do Curado, zona oeste do Recife.