Condenado

Bolsonaro é condenado por discurso preconceituoso contra quilombolas

Deputado Jair Bolsonaro participava de um evento no Rio de Janeiro quando fez declarações preconceituosas contra comunidade de quilombolas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/10/2017 às 11:55

Imagem

O deputado Jair Bolsonaro (PS-RJ) foi condenado a pagar uma multa de R$ 50 mil após declaração preconceituosas feitas sobre quilombolas no mês de abril deste ano. Na oportunidade, o político participava de um evento no clube Hebraica, no Rio de Janeiro, quando afirmou que "afrodescendentes" quilombolas "não fazem nada e nem para procriador servem mais" e que as reservas indígenas e quilombos atrapalham a economia do país.

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que ia recorrer da decisão. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e julgada na 26º Vara Federal do Rio de Janeiro pela juíza Frana Elizabeth Mendes.

Multa foi diminuída

Inicialmente, o MPF teria indicado o pagamento de multa no valor de R$ 300 mil por danos morais. O órgão considerou as falas de Bolsonaro de cunho intensamente racista, misógino e xenofóbico, contra as comunidades quilombolas e população negra em geral. O valor da multa será revertido para o Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos.