POLÍTICA

Audiência para discutir Pacto Pela Vida termina em bate-boca

PMs e populares precisaram separar uma confusão entre os deputados Joel da Harpa e Zé Maurício. Objetivo da audiência era discutir a segurança no estado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/10/2017 às 17:00

Imagem

Policiais Militares e populares tiveram que separar uma discussão entre os deputados Joel da Harpa (PTN) e Zé Maurício (PP) durante uma audiência pública para debater o Pacto pela Vida na Assembleia Legislativa de Pernambuco,convocada pelo líder da oposição Silvio Costa Filho, nesta quinta-feira (19).

A audiência pública precisou ser encerada após o bate-boca entre os deputados. Esta é a segunda vez somente este ano que uma reunião para discutir a segurança pública é encerrada com discussões na ALEPE. Os dois trocaram críticas, gritaram e colocaram o dedo um na cara do outro. Foi preciso que as pessoas que estavam ao lado separassem os dois, mas foi preciso também ajuda dos policiais militares. A PM também isolou o local.

Confira o momento da confusão no vídeo

Os demais deputados tanto da base do governo quanto os de oposição avaliam como difícil que a Casa volte a fazer uma reunião para discutir a violência no estado.

A audiência pública começou bem. Foram apresentadas 16 propostas para melhoria da segurança pública. Entre as propostas está a criação do Fórum Estadual de Segurança Pública, que pretende ampliar os canais de participação da sociedade civil, realizar reuniões regionais do Pacto pela Vida, criar unidades avançadas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e ainda prevê a construção de 20 unidades do Compaz e a Modernização do Hospital da Polícia Militar, entre outras.

Ouça os detalhes da audiência pública para discutir o Pacto pela Vida na reportagem de Juliana Oliveira

O deputado Zé Maurício emitiu nota oficial sobre o ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), confira

Em virtude da situação inesperada de desentendimento com o deputado Joel da Harpa, ocorrida após a Audiência Pública sobre o Pacto pela Vida (PPV) desta quinta (19), no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de PE, o deputado Zé Maurício (PP) esclarece que o incidente se deu por necessidade de se garantir, através de tentativa de diálogo com o deputado Joel da Harpa, o tempo reservado para pronunciamento dos demais integrantes da reunião.

O deputado Joel da Harpa vinha excedendo o tempo de fala na Tribuna, priorizando outros assuntos que não o tema da audiência – que é de máximo interesse público – gerando o tumulto. Assim, o deputado Lucas Ramos (Presidente da Comissão de Administração Pública) e os demais componentes da mesa decidiram encerrar a sessão. Desse modo, o deputado Zé Maurício tentou, sem sucesso, minimizar os ânimos elevados do deputado Joel da Harpa, o que culminou na discussão.

Diante disso, o deputado Zé Maurício lamenta o acontecido, na esperança de que outros debates sobre o Pacto pela Vida sejam realizados na Casa Joaquim Nabuco, de maneira efetivamente democrática, respeitando o princípio da participação popular, a fim de trazer proposições favoráveis à segurança da população pernambucana e contribuições ao PPV.