Investigação

Ex-prefeito de Buenos Aires, em PE, é preso por desvio de merenda

Operação na qual o ex-prefeito foi preso foi deflagrada em cidades da Mata Norte, Agreste e Região Metropolitana do Recife

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/10/2017 às 9:27

Imagem

Gislan de Almeida (PSDB), ex-prefeito da cidade de Buenos Aires, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi preso na manhã desta sexta-feira (27), sob a suspeita de desviar verba da merenda escolar da cidade. Gislan é o alvo principal da Operação Samidarish, que investiga um esquema de fraude de até R$ 12 milhões em verbas públicas de cidades pernambucanas.

Além do ex-prefeito, também foi preso nesta manhã o vereador reeleito Flávio José Barbosa de Melo, também do PSDB, conhecido como "Flávio de Deda". A ex-vice prefeita Ana Carolina Maranhão (PSB) foi conduzida coercitivamente para prestar esclarecimentos à Polícia.

As investigações apontam que as irregularidades teriam começado durante a última legislatura, entre 2013 e 2016. Gislan é suspeito de envolvimento no superfaturamento de contratos na merenda escolar, no abastecimento de combustíveis e aluguel de veículos públicos.

LEIA TAMBÉM:

>> Prefeita Ostentação é presa novamente no Maranhão

Os envolvidos foram levados para o prédio do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, no Recife, e são investigados pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitação e organização criminosa.

Além desses crimes, Flávio de Deda também será processado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, em razão de um revólver que foi encontrado pelos policiais durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão.

Confira detalhes com Rafael Carneiro:

Operação:

No total, os policiais cumprem nove mandados de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. Todas as ordens foram expedidas pela comarca de Buenos Aires. A policia deflagrou a operação na manhã desta sexta-feira. Cerca de 160 policiais se espalharam pelas cidades de Buenos Aires, Carpina, Paudalho, Limoeiro, Aliança, Paulista e Recife. Cidades entre a Mata Norte, Agreste e a Região Metropolitana.

*Com informações do JC Online