EDUCAÇÃO

Primeiro dia de provas do Enem em Pernambuco foi de tranquilidade

No Estado, quase 400 mil candidatos se inscreveram para a prova do Enem

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 05/11/2017 às 20:59

Imagem

O primeiro dia de provas do Enem foi tranquilo em Pernambuco. No Estado, quase 400 mil candidatos se inscreveram para a prova e 20% desse total estavam concentrados em locais de prova na área central do recife.

Na Universidade Católica de Pernambuco, que fica no bairro da Boa Vista, a expectativa da prova era grande entre os estudantes. Antes do início do exame, Renan Leite, de 21 anos, estava confiante na prova. “Minha expectativa é alta. Foi um ano de muita dedicação, de cursinho, de aulões, de estudo sem parar”, contou.

Do lado de fora, os pais esperavam os filhos fazerem a prova. Alguns deles estavam nervosos, mas outros estavam calmos para passar confiança. Como é o caso da doméstica Maria do Carmo. “Vim incentivar ela, dar esperança e confiança”, disse.

Após duas horas e meia, os primeiros candidatos saíram do local de prova. O servidor público e estudante de engenharia, Anderson Silva, foi o primeiro a sair da Unicap. Ele comentou sobre a prova. “Foi cansativa. Achei bem cansativa mesmo”, comentou.

Confira os detalhes no flash de Erick França:

Tema da redação surpreende

O tão aguardado tema da redação surpreendeu os candidatos e foi sobre a educação inclusiva. O tema “Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil” não era esperado pela estudante Niara Alves. “Foi um tema relativamente fácil, foi legal. Sinceramente eu estava pensando que fosse alguma coisa mais relacionada a política devido a nossa situação atual ou alguma coisa relacionada a saúde”, falou.

Daiana Maria está grávida de oito meses e aprovou o tema da redação e a prova de português. Ela comentou que ficou preocupada com a restrição de ir ao banheiro. “Foi estranho porque Ícaro (o bebê) mexeu muito. Eu pensei que eles iriam um pouco me impedir de ir ao banheiro e ficar em pé, mas foi tranquilo”, relatou.

No próximo domingo (12), vai ser a vez das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Os portões também vão fechar ao meio-dia e os candidatos vão ter 16h30 para fazer as provas.