Frequência 2.0

Os superpoderes do garoto do Ibura que virou quadrinista internacional

Em especial nerd sobre HQ's e super heróis, "Frequência 2.0" entrevista Thony Silas, quadrinista da Marvel e da DC Comics

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/11/2017 às 7:54

Imagem

Capa, escudo, visão de raio-x. Os principais símbolos do universo dos super heróis passaram de batmóvel, como um furacão, pelo "Frequência 2.0" em um especial sobre o universo nerd e as HQs (Histórias em Quadrinhos). Os apresentadores Rafael Souza e Ravi Soares entrevistaram o quadrinista pernambucano Thony Silas, famoso por desenhar para publicações da Marvel e da DC Comics. Acompanhe o programa na íntegra abaixo.

Do Ibura para o mundo

O pernambucano Thony SIlas, de 30 anos, tem a mesma energia dos super heróis que desenha em publicações das lendárias - e rivais - Marvel e DC Comics. Animado, ele afirma que trabalhar com paixão é "a melhor coisa do mundo". "Conheci tarde (o universo dos quadrinhos), aos 12 anos. Quando vi a primeira revista no estúdio do meu professor eu disse "uau" é isso o que quero fazer pelo resto da minha vida", declarou.

Sonho e realização

De origem humilde no bairro do Ibura, zona sul do Recife, Thony fala que o talento por si só não basta para o sucesso, lembrando a importância das oportunidades de da capacitação: "É impossível entrar nesse mercado sem ajuda. Não acredito no cara que 'se faz sozinho'. Por outro lado ele lembra que só com determinação não se chega ao sucesso, é preciso da técnica: "precisamos do todo, da técnica e da determinação", disse.

Imagem

Grandes momentos

"O título do meu sonho foi o primeiro que foi publicado: X-men", relembra Thony Sillas. Ele destacou também o sufoco no começo da carreira, quando morava no Ibura. "Eu enviei meus primeiros trabalhos no Powerpoint com internet discada na casa de um amigo!", relembra. "Eu ia correndo uma ladeira para conseguir enviar meus projetos, inclusive passando por lan houses", destaca.
Atualmente como professor de HQ's, Thony Sillas sempre alerta aos alunos que a maior facilidade e acesso da tecnologia causa o comodismo: "a facilidade deixa a gente muito preguiçoso", alerta.

Marvel X DC Comics

A mais famosa rivalidade dos quadrinhos também marcou a conversa. Para Thony SIlas, isso só existe entre os fãs. "Existe muita parceria, mesmo com a rivalidade. Como ilustrador não tem diferença nenhuma", disse. Ele ainda brincou sobre o tom sombrio da DC, que seria uma "Tela Quente" e o tom mais jovial da Marvel, mais para "Sessão da Tarde".

O "deus" das bancas de revista

Também fez parte do "Frequência 2.0" a participação de Orlando Silveira, dono da famosa Banca Guararapes, localizada na avenida de mesmo nome no centro do Recife. Em entrevista ao "Mistura Massa", Orlando, batizado pelo público que consome as HQ's da banca como Odin (nome de um dos deuses mais famosos da literatura nórdica) por ajudar todo mundo na busca pelos quadrinhos mais raros.

Nerdvinas + sexo e astrologia

Completando o especial nerds / super heróis, o programa ainda recebeu Raísa Brennichi, youtuber e líder do site / canal Nerdvinas, comentando os assuntos da semana e deixando bem claro que o universo nerd-geek também é feminino.

Na coluna "Sexo e Relacionamento", a sexóloga Silvana Melo deu dicas sobre fantasia sexuais. Já no quadro "Astros e Estrelas", a astróloga Angela Brainner tira todas as dúvidas sobre o planeta Mercúrio, que influência a comunicação.

O "Frequência 2.0" é transmitido todas as sextas, às 23h, com reprise aos domingos, 21h. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o [email protected]