Enem

Jovem surdo tem aparelho auditivo retirado por fiscais durante Enem

Cartão de inscrição do jovem indicava a surdez e mesmo assim teve aparelho auditivo retirado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/11/2017 às 11:45

Imagem

Um estudante de 17 anos foi obrigado a retirar o aparelho auditivo durante a prova do Enem realizada no último domingo (5). O caso aconteceu em Santa Bárbara D'Oeste, no interior de São Paulo, e chamou a atenção justamente por conta do tema da redação da prova, que chamava a atenção para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva com o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Durante a inscrição o rapaz alegou a deficiência auditiva e esta constava no seu comprovante de inscrição, mas mesmo assim ele foi obrigado a tirar o aparelho do ouvido direito após o aparelho detector de metais acusar o uso. O pai do estudante registrou um boletim de ocorrência no mesmo dia.

>> Candidatos surdos vão poder avaliar recurso de acessibilidade no Enem

>> Lanches dos candidatos serão vistoriados para evitar fraudes no Enem

Os fiscais de prova, segundo o relato do garoto, confundiram o aparelho auditivo com um ponto eletrônico, que possibilitaria cola durante o exame. De acordo com o boletim de ocorrência, um dos fiscais ainda teria pressionado o compartimento onde fica a pilha do aparelho, tornando o aparelho inutilizável.