VIOLÊNCIA

De janeiro a outubro de 2017 Pernambuco registra 4.576 homicídios

Segundo os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), a maioria dos homicídios aconteceu no interior do Estado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/11/2017 às 15:00

Imagem

Já são 4.576 vítimas de homicídios em Pernambuco de janeiro a outubro deste ano. Os números foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado. No mesmo período do ano passado, foram registrados pelo governo 3.604 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o que representa um aumento de quase 30%.

De acordo com a SDS, em outubro deste ano foram 432 assassinatos, um aumento de 1,97% na média diária em relação a setembro, que registrou 410 crimes.

O secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, afirma que a maioria dos homicídios foi motivada por atividades criminais.

A maior parte das vítimas foi morta no interior do Estado: 2.582. Na Região Metropolitana do Recife foram 1.324. Já na capital pernambucana 670 pessoas foram vítimas de homicídios.

Preocupados com o crescimento do número de assassinatos no Estado, o Gabinete da Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop) esteve na manhã desta quinta-feira em frente a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado para cobrar mais participação popular nas decisões do Pacto Pela Vida, como afirma um dos integrantes, Thales Ferreira.

Ainda segundo Humberto Freire, o diálogo com a população é mais adequada com o conselho de Defesa Social.

Prisões

A SDS destaca que as polícias prenderam de janeiro a outubro 1.998 prisões relacionadas à assassinatos.