SECA

Especialistas discutem a escassez de água em Pernambuco

A origem e as soluções para o problema de falta de água no Agreste de Pernambuco foram discutidas no Debate da Super Manhã

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/11/2017 às 17:39

Imagem

Em comemoração aos 60 anos da Rádio Jornal Pesqueira, nesta sexta-feira (17), o Debate da Super Manhã foi transmitido direto dos estúdios no Agreste pernambucano. Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Compesa, Roberto Tavares, o Diretor de Regulação da Agência Pernambucana de Águas, Clênio Torres Filho e o presidente da Associação dos Municípios, José Patriota.

No debate, o diretor da APAC explica que o Estado não tem um aporte grande de recursos hídricos. “Pernambuco na verdade é o Estado com menos disponibilidade de água, tanto superficial, como subterrânea”, falou Clênio Torres. Fator que dificulta a perfuração de poços para abastecimento de cidades e regiões rurais.

A situação é tão crítica que na Barragem de Jucazinho, no município de Surubim, o volume de água chegou a quase zero. 15 municípios são abastecidos pelo reservatório e quase um milhão de pessoas estão sendo prejudicadas pela falta de água. A barragem de Jucazinho apresenta o pior balanço hídrico do País.

Confira os detalhes: