Nostalgia

Especial - Do É o Tchan a Chico Science: uma viagem pelos anos 1990

“Frequência 2.0” especial relembra sucessos e costumes da década de 90 e entrevista Fred Zero Quatro, amigo de Chico e autor do manifesto Mangue Beat

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/11/2017 às 14:05

Imagem

Só uma década muito eclética para ficar eternizada na história como a década da Axé Music e também do Mangue Beat. Da famosa pochete até o início da rede mundial de computadores. A década de 90 é rica e cheia de simbologias que marcaram mais de uma geração. E foi esse período histórico que foi resgatado no “Frequência 2.0” especial desta última sexta-feira (24). Os jornalistas Rafael Souza e Ravi Soares conversaram com o músico Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S.A, autor do manifesto Mangue Beat e amigo de Chico Science. Acompanhe o programa completo no link abaixo.

Uma década pop

Para resgatar o que estava na moda há 20 anos, o programa recebeu o professor e pesquisador da UFPE, Thiago Soares. Ele falou sobre as mudanças provocadas pelo período no cenário pop e musical. De acordo com Thiago, a Axé Musica, com expoentes como É o Tchan e Daniela Mercury, desloca grande parte do eixo midiático para o Nordeste.

Thiago relembra ainda de outras duas febres da época: o pagode e o sertanejo. Ele também levanta a falta de discussão sobre absurdos na época, como a hipersexualização nos programas de auditório, como Gugu Liberato e Fausto Silva. No cenário internacional, a década das grandes divas da música, como Mariah Carey, e o surgimento de novas estrelas, como Britney Spears já no fim do período.

Maracatu Atômico

A grande entrevista da noite ficou por conta do cantor Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S.A, autor do manifesto mangue beat, grande marca da cultura pernambucana nos anos 90. Ele relembrou da amizade com Chico Science e da genialidade do artista: “Ele nunca estudou música, tudo que aconteceu ele foi criando’, relembra.

Para Fred Zero Quatro, o movimento liderado por Chico, que ganhou o mundo, foi também um ato político e de resistência em relação a cultura mais mercadológica do Axé Music.

Almanaque + política e esportes

Uma década tão vibrante merece um almanaque. É a idéia do jornalista carioca Silvio Essinger, autor do “Almanaque dos anos 90”, entrevistado durante o quadro “Mistura Massa”. O programa especial ainda contou com uma retrospectiva do mundo dos esportes com André Luiz Cabral, do Escrete de Ouro da Rádio Jornal, além de uma crônica política do período com o correspondente direto de Brasília, Romoaldo de Souza.