Política

Marina confirma pré-candidatura à Presidência em 2018

Ex-senadora confirmou sua candidatura ao Palácio do Planalto num evento convocado pelo seu partido, a Rede Sustentabilidade

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/12/2017 às 16:10

Imagem

A ex-senadora Marina Silva anunciou na tarde desse sábado (2) sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2018. A informação foi dada em um evento da Rede Sustentabilidade, partido idealizado por Marina.

A candidatura dela ainda precisa ser oficializada no congresso nacional da Rede Sustentabilidade, que deve acontecer em abril do próximo ano.

Eleições

Nas duas últimas eleições, Marina Silva terminou em 3º lugar na disputa pelo Palácio do Planalto. Em 2010, a ex-senadora concorreu pelo Partido Verde, tendo deixado e legenda no ano seguinte, alegando divergências. Pouco conhecida até então, Marina conseguiu assustar as tradicionais forças políticas do Brasil, ficando em terceiro lugar nas pesquisas, atrás das candidaturas do PT e do PSDB, que tinha Dilma Rousseff e José Serra concorrendo à chefia do Executivo.

Já em 2014, a ex-senadora iniciou a campanha como vice na chapa do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ambos do PSB.

Após a tragédia do acidente de avião que matou o candidato socialista, Marina assumiu a cabeça da chapa, aparecendo em primeiro lugar nas pesquisas divulgadas semanas depois da morte de Campos. No entanto, a candidatura de Marina foi perdendo fôlego e ela terminou a disputa também em terceiro lugar, atrás do senador Aécio Neves (PSDB) e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), reeleita na ocasião.

Pesquisas

Nas atuais pesquisas de intenção de voto, Marina aparece atrás ou tecnicamente empatada do Jair Bolsonaro (PSC), na casa dos 15%. O primeiro colocado é o ex-presidente Lula (PT), que chega a somar 20 pontos percentuais de vantagem contra os adversários.