ALERTA

Afogamento está entre as 10 principais causas de morte no mundo

Pernambuco registrou quatro casos de afogamento em uma semana; as vítimas tinham entre 4 e 19 anos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 05/12/2017 às 15:02

Imagem

Quatro afogamentos foram registrados em Pernambuco em apenas uma semana. O último caso aconteceu nesta segunda-feira (4) em uma barragem localizada na Zona Rural de Arcoverde, no Sertão pernambucano, e a vítima foi um menino de sete anos.

As outras mortes aconteceram no último final de semana. Um jovem de 19 anos se afogou no Rio São Francisco, no município de Salgueiro, no Sertão, enquanto estava acompanhado de amigos. Outro adolescente de 16 anos identificado como Júlio Ricardo morreu em um açude em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, durante comemoração do próprio aniversário. E um menino de 4 anos se afogou em uma piscina de um clube da Estrada de Aldeia, no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado.

De acordo com o tenente coronel do corpo de Bombeiro. André Ferraz, o afogamento está entre uma das dez principais causas de morte no mundo.

Confira os detalhes na reportagem de Jessica Lima:

Lei obriga existência de guarda vidas

O tenente André Ferraz alerta ainda para os cuidados ao entrar no mar e em piscina. O artigo 1º da lei número 15.240, de 19 de março de 2014, do Governo de Pernambuco, é obrigatória a permanência de guarda vidas durante os horários de utilização nas piscinas de uso coletivo em escolas privadas, clubes sociais, associações e demais estabelecimentos.

O descumprimento da lei resulta em advertência com notificação dos responsáveis para regularização no prazo máximo de 30 dias, ou multa entre R$ 1 mil e R$ 100 mil.