Morte

Aos 98 anos, morre a atriz Eva Todor, no Rio de Janeiro

A atriz estava em casa. Eva Todor morreu em decorrência do agravamento de uma pneumonia

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/12/2017 às 10:59

Imagem

Morreu na manhã deste domingo (10), no Rio de Janeiro, a atriz Eva Todor, aos 98 anos, por causa de uma pneumonia. A informação foi confirmada por amigos da artista. O corpo da atriz deve ser cremando, mas ainda não há data e horários definidos.

Eva tinha mais de 80 anos de carreira no teatro e na televisão e recebeu diagnóstico de mal de parkinson há alguns anos. Seu último trabalho na tv foi na novela "Salve Jorge", da Rede Globo, de 2012. Ela estava em internação domiciliar desde o mês de setembro.

Saiba mais

Eva Fódor Nolding era húngara e nasceu em 9 de novembro de 1919, em Budapeste. Ainda criança, iniciou sua carreira como bailarina da Ópera Real de Budapeste. Por conta das dificuldades financeiras que a Europa enfrentava no período pós-Primeira Guerra, a família Fodor abandonou sua terra natal e emigrou para o Brasil, em 1929. No ano seguinte, Eva, com apenas onze anos, retomou carreira como bailarina, no Rio de Janeiro. Aos 10 começa a estudar dança clássica com Maria Olenewa, no Theatro Municipal. Foi quando adotou o sobrenome artístico de "Todor" no lugar do original Fodor. Entre os grandes trabalhos de Eva na TV, estão o Roque Santeiro, Coração Alado, Hilda Furacão, Sítio do Pica Pau Amarelo e 28 outros trabalhos, além de cinco filmes.