Ministério Público de PE lança campanha em escolas contra corrupção

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo mostrou que até 2,3% do PIB nacional são perdidos por ano com práticas corruptas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/12/2017 às 14:32

Imagem

O Brasil ocupa a posição de número 79 no ranking da transparência internacional sobre a percepção da corrupção no mundo, em uma lista de 176 nações. Até 2,3% do PIB nacional são perdidos por ano com práticas corruptas, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A Organização das Nações Unidas apontou que o Brasil perde cerca de R$ 200 bilhões em corrupção. A situação preocupante fez com que o Ministério Público de Pernambuco lançasse uma campanha contra a corrupção. O objetivo é investir na base do cidadão: nas escolas.

Nesta quinta-feira (14), alunos da Escola Municipal Pedro Augusto, no centro do Recife, receberam o Ministério Público de Pernambuco para esclarecer o impacto que a corrupção causa no dia a dia, como afirma o procurador-geral Sérgio Souto.

Confira os detalhes na reportagem de Jessica Lima:

Interior receberá ação

Para que as informações sejam repassadas de uma maneira clara aos jovens, o ministério usou kits com cartilhas, jogos de memória, adesivos e marcadores de livro com ilustrações. O procurador Sérgio Souto afirma que escolas do interior também vão receber a ação.

Em quatro anos, a Polícia Federal deflagrou 2.056 operações contra organizações criminosas que causaram prejuízos estimados em R$ 123 bilhões ao país. Os números revelam que o rombo maior é causado pelas fraudes nos fundos de pensão investigadas na Operação Greenfield, que alcançam 53,8 bilhões. Entre as maiores estão Operação Lava Jato e Petrobras.