ESTRESSE

Beneficiários tentam furar fila em recadastro do BCP e geram tumulto

O recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BCP) segue até o próximo dia 31 de dezembro

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/12/2017 às 9:21

Imagem

Nesta sexta-feira (15), em mais um dia de atendimento de recadastramento de idosos no Benefício de Prestação Continuada (BCP) no Recife, a cena de longa fila se repete. Tem gente que chegou na quinta-feira (14) para pegar uma ficha de atendimento, que segue até às 17h.

Antes do início do expediente, às 7h houve uma confusão entre quem passou a noite na fila e quem chegou agora pela manhã querendo ser logo atendido.

Senhor Miguel Ramiro Rodrigo, de 72 anos, está na fila desde ontem reclamou. “Tem muita gente querendo entrar. Eu passei a noite todinha aqui com os ratos passando por cima, as baratas, pra chegar uma pessoa agora e entrar na minha frente? Não pode”, denunciou. Segundo ele, o que reclama é a falta de educação.

Ouça os detalhes no flash de Rafael Carneiro:

Como o prazo de cadastro segue até 31 de dezembro deste ano os idosos se arriscam ao relento durante a madrugada em uma longa fila que contorna o quarteirão.

BCP

O BCP é concedido aos idosos a partir de 65 anos que não contribuíram com a Previdência. Para solicitar, é necessário levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de todos os moradores da casa além do comprovante de residência.

Possibilidade de ampliação

De acordo com a secretária Executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Gerusa Felizardo, é aguardada numa ampliação no prazo para recadastramento do BCP. Uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Social com uma nova data foi solicitada e deve ser assinada nos próximos dias.

A Prefeitura do Recife, o recadastramento que estava previsto para ocorrer também aos sábados não terá agenda neste sábado (15). A justificativa é de que o sistema do Governo Federal estará em manutenção.