Interior

Seminário Pernambuco pela Educação é realizado em Petrolina

O ministro da Educação, Mendonça Filho, falou sobre tema em conversa com Geraldo Freire, na Rádio Jornal

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 18/12/2017 às 13:51
Leitura:

Imagem

O seminário "Pernambuco pela Educação" foi realizado nesta segunda-feira (18) no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O objetivo é debater a alfabetização na rede pública de ensino. O evento é realizado pelo Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) em parceria com a TV Escola e o Instituto Ayrton Senna, além da cooperação técnica da Unesco e Fundaj/MEC.

Em Pernambuco, sete em cada dez crianças matriculadas no 3º ano do ensino fundamental da rede pública tem desempenho insuficiente em leitura. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgada em outubro, revelou a defasagem dos estudantes na habilidade.

O Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), esteve no evento e falou com o comunicador Geraldo Freire na manhã desta segunda-feira (18), na Rádio Jornal Recife.

"(Essa é) mais uma oportunidade para discutir e debater a educação em Pernambuco. E as perspectivas para ao futuro, os desafios mais importante como, por exemplo, a questão da alfabetização e o desempenho dos alunos da alfabetização e os alunos do fundamental. Então, pontos chaves para que a gente possa mudar a qualidade que tem esses alunos na sala de aula e garantindo a eles, as crianças e jovens, um futuro melhor", disse o ministro.

Ouça a entrevista na íntegra:

De acordo com o diretor executivo do SJCC Interior, Carlos Humberto Rocha Júnior, este é o segundo de dez eventos que serão realizados no interior do Estado. "Deixar só o governo responsável por isso [pela educação] é uma responsabilidade grande demais. A gente quer trazer esta discussão para o privado para que juntos possamos unir forças e fazer ainda mais a economia e a cidade se desenvolver através da educação", explicou.

A secretária de Educação de Petrolina, Maeve Melo, acredita que o evento chega à cidade em boa hora. "Alfabetização é a base. Se a gente não consegue garantir que os alunos se alfabetizem na idade certa, a gente não consegue avançar em outros níveis de modalidades de educação", afirmou. De acordo com ela, uma das maiores dificuldades é combater a evasão escolar.

A gestora da Escola Moisés Barreto, Gildete Alves, esteve no seminário e considera imprescindível a realização de eventos desta natureza na região. "A gente entende que é uma temática valoroza, muito importante. Nosso tema base, nossa meta é alfabetizar os alunos em série correta para que os frutos aconteçam. A gente entende que uma criança bem alfabetizada é um adulto consciente, capaz de ler e interpretar a vida", argumentou.

O presidente da OAB de Petrolina, Alexandre Torres, esteve no evento e comemorou a realização do seminário na cidade. "A gente fica muito feliz de estar participando e tomando conhecimento de tudo o que está sendo feito e será feito, de todo o projeto voltado para a educação de Pernambuco", afirmou. De acordo com ele, a OAB tem feito um trabalho de interiorização das ações da Escola Superior de Advocacia, contribuindo para a educação na região.

*Com informações do NE10 Interior e da Rádio Jornal Petrolina

Mais Lidas