HORA DA VIRADA

Virada: Pai de Santo recomenda homens de branco e mulheres de vermelho

Saiba quais são os orixás que vão reger 2018 e o que eles significam. Para ter fartura, Pai de Santo diz que mesa deve ser decorada com frutas e grãos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/12/2017 às 14:02

Imagem

Segundo o babalorixá Pai Carlos de Xangô, o ano de 2018 será regido Xangô, orixá da Justiça, e Iansã, das tempestades e mudanças, com uma presença dos ventos de Obá, guerreira, da força feminina. Será um ano de encerramento de ciclos, de cobrança da natureza, de transformações na política e muitos conflitos amorosos. Será, sobretudo, um ano de justiça.

Hora da virada

Para prosperar, Pai Carlos orienta quem quiser um bom ano deve apostar em uma mesa farta, decorada com frutas e grãos. "Pelo menos sete qualidades de grãos para fazer a vida germinar", diz Pai Carlos.

Para um ano mais tranquilo, Pai Carlos aconselha que os homens se vistam todo de branco e usem cuecas amarelas. Às mulheres, o babalorixá indica apostar no vermelho. "As filhas de Oxum devem jogar também um pouco de dourado. As que não forem, devem usar prata, que é o escudo de Oyá", explica.

Conheça os orixás de 2018:

Xangô

Um dos orixás mais conhecidos entre as divindades conhecidas no nordeste, Xangô é o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo. Seu culto está relacionado às colheitas, à fartura, ao milho e ao inverno. Em Pernambuco, foi sincretizado com o santo católico São João Batista e é festejado em junho.

Iansã

Justa, forte, guerreira. Iansã é a representação feminina da dos raios e das tempestades. É casada com Xangôe possui um arquétipo sensual, vaidoso e guerreiro. Iansã já foi sincretizada com Santa Bárbara. Por vezes, é representada como uma mulher com espada e escudo de prata.

Obá

Fisicamente forte, enérgica, decidida. Foi a primeira esposa de Xangô. Ela representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes. Junto com Nanã, controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes.

Confira as previsões completas do Pai Carlos de Xangô para 2018 em Pernambuco, no Brasil e no Mundo
Anitta engravida e Pabllo Vittar pode parar de cantar, diz Pai de Santo
Lula pode ser preso e Temer deve ter cuidado com avião, diz babalorixá
Santa estará na final do Pernambucano de 2018, garante Pai de Santo
Pernambuco terá cheia em 2018 pior do que a de 2010, prevê Pai Carlos
Vidente garante: se Dilma sair candidata em 2018, ela ganha em cheio