FREQUÊNCIA 2.0

Poetisa pernambucana representará Brasil em competição mundial

Isabella Puente vai a Paris pela Copa do Mundo do Slam, torneio de “poesia de confronto”

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/01/2018 às 8:55

Imagem

O “Frequência 2.0” da última sexta-feira (05) foi marcado pelo empoderamento provocado pela poesia. A poetisa e advogada pernambucana Isabella Puente foi a entrevistada do programa comandado pelos jornalistas Rafael Souza e Ravi Soares na Rádio Jornal. Isabella, também conhecida como Bel Puã, foi a grande campeã do Slam BR, maior competição de “poesia de protesto” do país e agora será a representante brasileira na Copa do Mundo do Slam, na França. Ouça a entrevista completa abaixo.

Feminismo Negro

Vencedora nacional da competição, Isabella Puente explicou que o termo Slam “lembra um tapa” e é uma espécie de “poesia de protesto”. A poesia que deu a vitória à pernambucana na competição nacional falava por exemplo, da desigualdade social e das estruturas pérpetuas de poder político.

A poetisa relembrou a criação do Slam das Minas, iniciativa pernambucana que torna a competição de poesia só entre as mulheres, justamente por causa de falta de espaço no meio: “ A cena do hip hop ainda é essencialmente masculina e machista”, destaca Puente. Ela falou de como o Slam ajuda a combater o preconceito e como é marcado pela força do feminismo negro. “Muitas mulheres, e mulheres negras participando. Tanto que a etapa nacional (Slam BR) teve uma grande predominância feminina, a ponto de acharem que era uma competição só de mulheres”, declarou.

Bel Puã vai agora representar o Brasil na Copa do Mundo do Slam, em maio, em Paris. O grupo pernambucano está reunindo recursos para que Isabela possa ir com sua equipe para a França. Quem quiser ajudar pode acessar o site:

Conforto no trabalho

No quadro “Mistura Massa”, uma entrevista com a arquiteta Adriana Porto que destacou a tendência do momento, o coworking. “É um espaço de trabalho compartilhado, tendência mundial e crescente no Brasil”. Afirmou. De acordo com ela, a prática, que começa surgir no Recife, “compartilhar espaços com outras atividades é fundamental para ter um ambiente de trabalho melhor”, frisou.

Sexo, relacionamento e astrologia

Na coluna “Sexo e relacionamento”, a sexóloga Silvana Melo detalha sobre relacionamentos abertos. Já no quadro “Astros e Estrelas”, o astrólogo Bruno Albuquerque destacou o Dia do Astrólogo, celebrado no dia 6 de janeiro, em menção ao simbolismo dos Reis Magos. O “Frequência 2.0” é transmitido todas as sextas, às 23h, com reprise aos domingos, às 21h.