SAÚDE

Médicos do Recife aceitam proposta da prefeitura e encerram greve

Os médicos conquistaram a reestruturação dos postos de saúde e aumento de salarial de 2% em janeiro e outros 2% em julho

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/01/2018 às 18:00

Imagem

Os médicos do Recife aceitaram a proposta da prefeitura em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (22). O reajuste salarial conquistado pela categoria foi de 2% agora em janeiro e outros 2% em julho para os servidores ativos e inativos.

Outras demandas acertadas entre os médicos e a gestão municipal da capital pernambucana foram a reestruturação dos postos de saúde, além da criação de outras cinco novas unidades; melhorar a iluminação dentro e fora dos postos, mais câmeras de videomonitoramento e realização de rondas da polícia.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, destaca o resultado das negociações:

Novos médicos

No acordo com a Prefeitura do Recife, também ficou acertado que serão nomeados 50 novos médicos para a rede, ainda para este ano, e um novo concurso que também deve sair agora em 2018.

Paralisação

Todos os serviços eletivos, de PFS, CAPs e ambulatórios estavam com as atividades suspensas desde a última quinta-feira (18). Foram mantidos apenas os serviços de urgência, emergência e maternidade.

Segundo Tadeu Calheiros, faltava uma proposta efetiva e justa por parte da gestão. “Há quase um ano que estamos tentando negociar com a gestão da cidade, mas apesar de haver diálogo, falta uma proposta efetiva e justa. Infelizmente, a possibilidade da categoria entrar em greve por tempo indeterminado é cada vez mais real”, afirma.