ZONA NORTE

Suspeito de arrombar casa de Capiba no Espinheiro é preso

Imóvel que pertence à família do compositor Capiba ainda não é tombada

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/01/2018 às 9:32

Imagem

Um homem foi preso suspeito de arrombar a casa do compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, na última terça-feira (23), no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. A prisão foi realizada por policiais da Delegacia do Espinheiro, que estão investigando o caso.

A família do artista contratou uma empresa de segurança particular, que passou a noite na residência, que fica na Rua Barão de Itamaracá. O local também deve receber tapumes para que a segurança seja reforçada até que o Governo do Estado construção de um memorial dedicado ao músico, como previsto.

Durante a madrugada, o portão da residência onde Capiba viveu por 50 anos foi furtado. Segundo testemunhas, o suspeito apenas não levou também um refletor pois houve um curto circuito. Um funcionário de um estabelecimento próximo da casa percebeu a ação e chamou a polícia, mas, quando a equipe chegou, o portão já havia sido levado.

Em setembro do ano passado, quando a casa ainda estava a venda, o comunicador Geraldo Freire, da Rádio Jornal, publicou um vídeo nas redes sociais, cobrando providencias do Governo do Estado em favor da preservação do imóvel. Em outubro, a Secretaria de Cultura do Estado aceitou o pedido de tombamento da residência.

Resposta

Por meio de nota, a Secretaria de Administração (SAD), responsável pelo processo de desapropriação da Casa de Capiba, informou que mesmo com o Decreto de Desapropriação publicado no DOE, o processo ainda está em fase de conclusão. Com isso, a posse da Casa de Capiba ainda continua sob a responsabilidade do espólio da família. O imóvel em questão não possui tombamento em nível federal e nem está inserido em poligonal de entorno de bem tombado pelo Iphan.

*Com informações da TV Jornal