INVESTIGAÇÃO

Cinco casos de botulismo são investigados em Pernambuco

Os casos investigados são de pacientes são da mesma família e residem no bairro de Peixinhos, Olinda.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/01/2018 às 8:44

Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), está investigando cinco casos de botulismo notificados na Região Metropolitana do Recife. Os pacientes são da mesma família e residem no bairro de Peixinhos, Olinda. A dona de casa Maria Lucia Barbosa, de 65 anos, e seu esposo, José Ronaldo, de 69 anos estão em uma unidade de saúde privada, já o filho deles, Ronaldo Alves, de 48 anos, se encontra no Hospital Universitário Oswaldo cruz, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Os três estão em unidades de terapia intensiva.

Eles apresentaram paralisia facial e de membros inferiores após um almoço realizado no ano novo e que reuniu cerca de 10 pessoas. Segundo a SES, a contaminação pode estar relacionada ao consumo de comida enlatada.

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave e de alta letalidade, mas não contagiosa, ou seja, não é transmitida entre pessoas.O infectologista do hospital universitário Oswaldo Cruz, Filipe Prohaska, detalhou os principais sintomas que ajudam a identificar a doença.

Ouça a reportagem de Vanessa Falcão

Outras duas pessoas da família, sobrinhos do casal, também estão sendo investigados. Na próxima semana, eles devem passar por uma nova coleta de amostras do líquido gástrico, que permite identificar a presença da bactéria no organismo.

Últimos registros

Os últimos casos de botulismo em Pernambuco ocorreram em 2007 (um caso) e em 2016 (três casos). Em todos, os pacientes evoluíram sem sequelas.