Política

Lula lidera Datafolha mesmo depois da condenação de janeiro

O ex-presidente aparace na frente em todas as simulações de primeiro e segundo turno para as eleições de 2018

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 31/01/2018 às 8:38

Imagem

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua liderando os cenários de intenção de votos, mesmo depois de ser condenado em 2ª instância da Justiça Federal no caso do triplex do Guarujá, na última quarta-feira (24).

Segundo a pesquisa, Lula fica na frente com 37%, mais de 20 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL), que aparece com 16% em um dos cenários. Em seguida aparecem Geraldo Alckmin (PSDB) com 7%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, Joaquim Barbosa (sem partido) com 5%, Alvaro Dias (Podemos) com 4%, Fernando Collor (PTC) com 2%, Manuela D´Ávila (PCdoB) com 1%, Paulo Rabello de Castro (PSC) com 1%, João Amoêdo (Partido Novo) com 1%.

Guilherme Boulos (Sem partido), não pontuou. Brancos, nulos e nenhum são 17%. Não sabem e não opinaram somam 3%.

Em entrevista à Rádio Jornal, o cientista político Adriano Oliveira fez a análise dos números. Confira a entrevista completa:

OUTROS CENÁRIOS

O Datafolha também fez uma simulação em que a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece como candidata. Além disso, o apresentador da TV Globo, Luciano Huck (sem partido), também figura nesse levantamento. Lula teria 34%, Bolsonaro 16%, Marina 8%, Luciano Huck 6%, Geraldo Alckmin 6%, Ciro Gomes 6%, Alvaro Dias 3%, Fernando Collor 1%, Manuela D'Ávila 1%, João Amoêdo 1%, Paulo Rabello de Castro 1%.

Guilherme Boulos (Sem partido), não pontuou. Brancos, nulos e nenhum são 14%. Não sabem e não opinaram somam 2%.

SEGUNDO TURNO

O ex-presidente Lula também lidera todas as simulações de segundo turno em que aparece.

Contra Alckmin, Lula tem 49% e o tucano 30%. Caso o adversário do petista no segundo turno fosse Bolsonaro, Lula teria 49% e Bolsonaro teria 32%. Marina Silva teria 32% e Lula 47%.

O Datafolha ouviu 2.826 pessoas de 174 municípios, entre os duas 29 e 30 de janeiro de 2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.