ALIMENTAÇÃO

Leite faz mal? Cominho dá azia? Saiba o que é mito e o que é verdade

No debate da Super Manhã, especialistas desvendam os segredos, os mitos e as crendices da alimentação saudável

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/02/2018 às 14:19

Imagem

O debate da Super Manhã desta sexta-feira (2) discutiu os mitos, as verdades, os costumes e as crendices da alimentação. Geraldo Freire recebeu cozinheiro Chefe do Restaurante Leite Bigode, a nutricionista Edileide Freitas e o endocrinologista Francisco Bandeira. Ouça o debate completo:

Leite

A nutricionista Edileide Freitas explica que algumas pessoas não digerem bem algumas preparações feitas com leite e acabam excluindo o alimento da dieta. Para ela, a não em caso de alergia, o ideal é manter um equilíbrio e evitar os excessos. Para o endocrinologista Francisco Bandeira, o hábito de retirar o leite da alimentação por moda pode ser muito prejudicial à saúde.

Em casos de intolerância severa, o cozinheiro Bigode se encarrega de preparar pessoalmente o prato. Ele explica que, mesmo que o alimento não contenha leite ou derivados, a contaminação cruzada não-intencional é muito comum nas cozinhas.

Cominho X Pimenta

Imagem

Dois temperos típicos da culinária pernambucana, o cominho e a pimenta, muitas vezes, levam "a fama sem deitar na cama". Edileide Freitas afirma que o inocente cominho é um irritante gástrico e pode causar gastrite, azia, assim como inflamar as hemorroidas ou até mesmo causar novas varizes. Segundo ela, o condimento só deve ser usado em preparações exóticas.

Já a pimenta, é um vasodilatador e estimulante do metabolismo. Se consumida pura, não costuma causar problemas no estômago. Para a nutricionista, o perigo é consumir junto com o cominho ou em molhos que levam irritantes. "A pimenta é um excelente substituto do sal para realçar o sabor", diz.

Sal

Outras ideias para substituir o sal é usar um molho à base de azeite e orégano, gotas de limão ervas ou gengibre. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é consumir no máximo 2 gramas de sódio por dia. Isso equivale a menos de uma colher de chá rasa ou cinco pacotinhos servidos em restaurantes, incluindo a quantidade que se coloca na preparação da comida.