Política

Coisa de quem é quase analfabeto político, diz Lula sobre Moro e MPF

O ex-presidente se disse indignado com a condenação em segunda instância no processo do triplex do Guarujá

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/02/2018 às 8:04

Imagem

O ex-presidente Lula, pré-candidato do PT à Presidência em 2018, concedeu entrevista à Rádio Jornal na manhã desta terça-feira (6). Lula conversou com o comunicador Geraldo Freire na Super Manhã. Na entrevista, o ex-presidente fez diversas críticas ao poder Judiciário, em especial ao Ministério Público Federal, ao juiz Sérgio Moro e aos desembargadores do Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4), que no mês passado confirmou a condenação dele na segunda instância, no caso do Triplex do Guarujá.

De acordo com Lula, o objetivo da condenação em 2ª Instância foi uma forma de "referendar a mentira" da condenação em primeira instância. "Eu fiquei pasmo, até agora sem acreditar no que aconteceu", disse Lula sobre a condenação do dia 24.

Ouça a entrevista na íntegra:

Lula não poupou críticas ao Ministério Público e ao juiz titular da Operação Lava Jato, Sérgio Moro: "Moro inventou uma história. Isso é uma coisa messiânica, de alguém que é quase um analfabeto político". Lula ainda sustentou que foi condenado em um processo "sem provas": "Se eles fizerem uma acusação contra mim e tiverem uma prova, Eles podem me desmoralizar perante a opinião pública".

Perguntado pelo comunicador Geraldo Freire se, num cenário de prisão, ele fugiria ou ficaria no Brasil para enfrentar a prisão, o ex-presidente falou que fugir é uma palavra que não existe para ele.

Essa foi a primeira entrevista que o ex-presidente Lula concedeu a um veículo de comunicação depois de sua condenação em segunda instância pelo TRF4, em 24 de janeiro deste ano, pelo caso do Triplex do Guarujá.

Um dia depois da condenação, o Partido dos Trabalhadores fez o anúncio de que Lula é o pré-candado oficial do partido à Presidência da República nas eleições deste ano, apesar de, em tese, a condenação ter deixado o legista inelegível.