Saúde

Mais de três milhões de preservativos serão distribuídos no Carnaval

Consultório de Graça aborda as doenças sexualmente transmissíveis no Carnaval

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/02/2018 às 18:14

Imagem

Nesta sexta-feira (9), Consultório de Graça debateu as ações da Secretaria Estadual de Saúde que focam a conscientização do sexo seguro, por conta do crescente número de pessoas que estão sendo expostas ao HIV. Foco está em especial entre os mais jovens, grupo que o Ministério de Saúde vem constatando menor hábito de usar preservativo e maiores índices de contágio por HIV.

Durante o período carnavalesco serão distribuídos aproximadamente três milhões e meio de preservativos para os foliões em todo Estado de Pernambuco. Somente para o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, serão distribuídas 360 mil camisinhas. Camila Dantas, Gerente do Programa Estadual de DST, conta que durante o Carnaval as pessoas costumam exagerar em bebidas alcoólicas e outras drogas, perdendo o discernimento. “A gente fica estimulando o uso do preservativo para poder evitar essas doenças”.

Imagem

O consultório também abordou o uso de maquiagens e o cuidado com os olhos, com a nova moda dos cílios de led, médicos estão preocupados com os danos que possíveis acidentes podem causar a visão. O oftalmologista Arthur Frasão explica que o maior cuidado com a fita de led posta na pele da pálpebra está em sua colagem. “A pessoa bebe e as vezes esquece de tirar a fita, isso pode causar lesões na pálpebra ou até mesmo na córnea”.

Ouça o consultório completo