CONSULTÓRIO

"Misturar álcool e energético pode causar arritmia", diz cardiologista

Os perigos para o coração foram assunto no Consultório de Graça desta segunda-feira (12)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/02/2018 às 17:59

Imagem

No Consultório de Graça desta segunda-feira (12), Graça Araújo abordou os perigos dos hábitos adotados durante as festas carnavalescas para o coração. Para tratar do assunto, ela recebeu a médica cardiologista Fátima Buarque, intensivista e chefe da UTI do Hospital da Restauração, e a fisioterapeuta Lidiane Santana, especialista em sono.

De acordo com a Dra. Fátima Buarque, o uso do álcool associado a energético pode causar arritmia cardíaca. "A arritmia cardíaca é principal causa de admissão da emergência cardiológica na época de carnaval, em pessoas jovens", diz a cardiologista, sobre o alto índice de casos de arritmia durante as festas de momo.

A fisioterapeuta Lidiane Santana também aponta o álcool como um vilão quando o assunto é qualidade do sono. "O álcool é um relaxante muscular, mas gera um distúrbio na manutenção das fases do sono", explica. Ela orienta àqueles que estão retomando a rotina após o período agitado, reforçar hábitos saudáveis como beber bastante água e estabelecer novamente um horário para dormir.

Ouça o Consultório de Graça, na íntegra: