CONSULTÓRIO DE GRAÇA

Seis de cada 10 alimentos consumidos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos, diz ONG

O número dos alimentos contaminados foi divulgado pela ONG internacional Greenpeace

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/02/2018 às 0:08

Imagem

De cada 10 alimentos que vão parar todos os dias no prato dos brasileiros, seis estão contaminados com agrotóxicos.

O número foi divulgado pela ONG internacional Greenpeace, que avaliou a presença de pesticidas em 12 alimentos muito comuns na alimentação como o arroz branco, o feijão carioca, a banana-prata e até mesmo o cafezinho.

Os testes trazem um número ainda mais crítico. 36% dos alimentos estavam em situação irregular, ou seja, estavam contaminados com agrotóxicos que já foram banidos no Brasil ou traziam limites de veneno acima dos níveis permitidos.

Para Marina Lacorte, do Greenpeace, o número mostra que além do uso excessivo de pesticidas, o sistema de fiscalização tem falhas. Segundo ela, a situação pode ficar ainda pior se o Congresso Nacional aprovar os projetos de lei que propõem mudanças como flexibilizar a aprovação de novos agrotóxicos ou mudar o nome do produto de agrotóxicos para defensivos fitossanitários.

O estudo

Para fazer o estudo, foram comprados mais de 100 quilos de alimentos nas centrais de abastecimento de São Paulo e do Distrito Federal. Os testes foram feitos pelo Instituto Biológico de São Paulo e os resultados são similares aos encontrados pela Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária, em outras pesquisas.

No Consultório do Rádio Livre desta segunda-feira (20), a comunicadora, Graça Araújo, recebeu a infectologista, Sylvia Hinrichsen e o gastroenterologista Gérson Brasil para falar sobre alimentos contaminados e larvas no estômago.

Perdeu o programa? Ouça na íntegra: