IINTERVEÇÃO

Senado aprova decreto de intervenção federal na segurança do Rio

Governo precisava do aval do Senado, mesmo com a medida em vigor desde a semana passada

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/02/2018 às 1:55

Imagem

Por 55 votos a 13 (1 abstenção), o Senado aprovou no fim da noite desta terça-feira (20), o decreto que autoriza a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro para a área de segurança pública.

A intervenção já havia sido assinada pelo Presidente da Republica Michel Temer na sexta-feira (16) e já estava vigorando, mas precisa do aval da Câmara e do Senado para continuar valendo.

A Câmara dos Deputados já tinha aprovado por 340 votos a 72 na madruga da terça-feira (20). De acordo com o decreto, o objetivo da intervenção é tratar do grave comprometimento da ordem pública no Rio de Janeiro.

No Senado, a votação durou pouco mais de três horas. Durante a sessão cinco oradores discursaram favorável a medida e cinco contra. Além de questões de ordem para que a votação não ocorresse, a oposição pediu uma criação de uma comissão externa temporária para fiscalizar os desdobramentos da intervenção.

O próximo passo será a publicação no Diário Oficial da União de um decreto legislativo por parte da presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE) comunicando a aprovação do decreto a Temer. Com isso, a intervenção poderá continuar.

Durante o período, o general de Exército Walter Souza Braga, será o interventor no estado que terá o comando da Secretaria de Segurança Pública, Policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do Sistema Carcerário Fluminense.