ESTELIONATO

Estelionato: Justiça de PE espera extradição de casal argentino

Casal argentino é suspeito de estelionato contra uma empresa brasileira e teria conseguido roubar R$ 7 milhões com o golpe

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/02/2018 às 13:42

Imagem

A Polícia Federal atuou, a pedido da justiça de Pernambuco, na prisão de um casal de argentinos acusado de estelionato, em Buenos Aires. Joe Fordham, de 53 anos, e Natacha Vieger Fraser, de 47 anos, são acusados de terem causado um prejuízo a uma empresa do ramo de locação de equipamentos industriais com sede em Goiás e atuação numa filial aqui no Estado entre os anos de 2011 e 2016.

A denúncia foi feita pela empresa brasileira, em agosto do ano passado. Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal, explica o golpe. "A empresa começou a fazer tratativas com esses dois argentinos que se diziam representantes de empresas termelétricas na Argentina", disse. "Foi feito um contrato que eles diziam que o governo argentino exigia que, dentro desses cargos, tivesse um argentino nacional de lá e a questão dos 5%", completou.

De acordo com o assessor da Polícia Federal em Pernambuco, ao longo de cinco anos foram repassados aos estelionatários uma quantia de aproximadamente R$ 7 milhões. "Eles vieram a descobrir o golpe quando através de uma conversa com o governo argentino e principalmente pessoas da área que exploram energia termelétrica, que o governo argentina não fazia as exigências", destacou.

A pedido da Polícia Federal, a Interpol na Argentina conseguiu prender Natacha e ao saber da captura o companheiro dela Joe Fordman se entregou numa delegacia de Buenos Aires, já que seu nome estava incluso na alerta vermelho de procurados internacional.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Extradição

Agora, os governos de Brasil e Argentina iniciam um processo de extradição do casal para que sejam julgados pela 4ª Vara Criminal Estadual, denunciados por estelionato com concurso de duas ou mais pessoas.

De acordo com a Imigração Brasileira, os argentinos têm 20 registros de entradas aqui em Pernambuco local onde ocorreram as reuniões que culminaram no golpe.