DEBATE

Aversão a gatos no Brasil é falta de informação, diz biólogo

Brasil possui mais de 100 milhões de animais domésticos. Na Europa e nos Estados Unidos, gatos lideram

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/02/2018 às 13:39

Imagem

O debate do Super Manhã desta quarta-feira (28) falou sobre os problemas de saúde que afetam os animais. Você sabia que os cachorros podem ter catarata? Existe até cirurgia para tratar os bichinhos quando a saúde não vai bem. Quando é o emocional que não vai bem, os animais podem ser tratados com psicólogos. Existem ainda homeopatas e acupunturistas especializados em cães e gatos.

Nos estúdios da Rádio Jornal, o comunicador Wagner Gomes recebeu o veterinário Doralécio Lins e Silva, o dedetizador e veterinário Disraeli Patrício e o biólogo Robson Garrido. Confira o programa na íntegra:

Gatos sentem saudade

Imagem

Brasil tem mais de 100 milhões de animais domésticos, ocupando a quarta população de animais domésticos do mundo. Destes, de acordo com o último senso realizado, eram 52 milhões de cães e 20 milhões de gatos. Nos Estados Unidos, na maioria dos países da Europa e da Ásia, os gatos já lideram.

De acordo com o biólogo Robson Garrido, a predileção por gatos tem razões culturais e mitológicas. "Existe ainda uma aversão muito grande aos gatos por falta de informação", disse. "Durante a antiguidade e a idade média, os gatos foram deuses e demônios. Hoje, felizmente, não são nem deuses nem demônios. São animais de estimação que se apegam aos seus tutores como qualquer outro", completa.

O biólogo explica que todos os animais vertebrados são seres sencientes, ou seja, tem a capacidade de sentir medo, amor, angústia, depressão. No caso dos gatos, ele explica que o animal não se apega apenas à casa. "Isso não existe. Foram feitos testes separando gatos de seus tutores e perceberam que todos eles tiveram problemas de alimentação, de humor, ficaram tristes", afirma. "Está relacionado à saudade, a falta que eles sentiam de seus tutores", completa.

Para o biólogo, os gatos são seres independentes, mas tendem a voltar. Nos centros urbanos, o hábito pode ser perigoso. "Eles gostam de dar suas voltas. Mas às vezes podem se perder, se machucar ou até ser mortos", diz. "Se você quer ter seu gatinho mais tranquilo, castre seu animal. Isso pode até evitar algumas doenças", explica Robson. Sobre o mito dele engordar, ele concorda que é verdade, mas que o uso de uma ração adequada pode evitar.

Pragas e insetos

Os convidados também conversaram sobre os problemas trazidos pelas pragas e as possíveis soluções para se livrar delas. Na hora de dedetizar a casa, é importante ter cuidado com a dose e o princípio ativo do veneno, principalmente em casas com animais domésticos e crianças.

No caso dos escorpiões, por exemplo, é importante manter a casa limpa, sem umidade e arejada. Combater as baratas também é fundamental. "Tudo o que tiver de entulho é atrativo para os ratos, baratas, escorpiões e vários insetos", diz o veterinário Doralécio Lins e Silva.