SAÚDE

Brasil envia 100 mil doses de vacina contra catapora ao Peru

País passa por aumento no número de casos da doença. A catapora é uma infecção viral altamente contagiosa

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/02/2018 às 12:08

Imagem

O Peru vai receber ajuda brasileira para enfrentar um aumento no número de casos de varicela, também conhecida como catapora. Por meio de uma cooperação humanitária, o Brasil, vai doar 100 mil doses da vacina que protege contra a doença ao governo peruano.

A ação foi determinante para iniciar a campanha de vacinação contra varicela no país, lançada no dia 23 de fevereiro no “Hospital Niño de Breña”, referência nacional em pediatria. A vacina será oferecida gratuitamente à população.

No Brasil, a vacinação contra a varicela está incluída no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde assegura que a doação das doses não compromete o abastecimento da vacina no SUS.

Em 2017, o Brasil efetuou 26 e recebeu 29 cargas de doações de insumos e medicamentos no âmbito da cooperação humanitária internacional.

Doença

A catapora é uma infecção aguda, altamente contagiosa, que provoca irritação e bolhas na pele. É causada pelo vírus da varicela zoster e transmitida de pessoa a pessoa pelo contato direto ou com secreções respiratórias.

*Com informações do Ministério da Saúde