aplicativos

Vitória da sociedade, diz Daniel Coelho sobre apps de transporte

Deputado relator do projeto de regulamentação dos apps acha que, agora, é preciso discutir formato dos serviços de táxi

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/03/2018 às 10:58

Imagem

Relator do projeto que regulamenta os aplicativos de transporte privado de passageiros - como Uber, Cabify, 99pop -, aprovado na noite desta quarta-feira (28), na Câmara dos Deputados, o deputado Daniel Coelho (PSDB) concedeu entrevista ao Super Manhã. Na conversa, ele disse que ficou satisfeito com a estrutura do projeto e que sentimento agora é de vitória da sociedade.

Ouça a entrevista completa com Daniel Coelho:

"Houve mobilização da população, de 500 mil motoristas que hoje têm sua a renda nos apps", disse. Entre as mudanças aprovadas estão regras para a segurança do passageiro, como a exigência dos antecedentes criminais de quem dirige. "Mas, sem itens proibitivos, como autorização prévia ou placa vermelha, prerrogativa que não cabe mais às prefeituras, à lei municipal".

COMO FICAM OS TAXISTAS

Quanto à situação dos taxistas, Daniel acredita que é necessário discutir o formato dos serviços oferecidos hoje. "Os taxistas, ao logos dos três últimos anos, foram manipulados politicamente. Muitas promessas foram feitas de proibição dos aplicativos e de que a viabilidade do serviço de táxi estava nesse proibição. Por isso, tenho debatido a necessidade de discutir a desregulamentação do táxi. O táxi tem amarras que prejudicam o próprio sistema, a tarifa fixa é uma delas".

E dispara: "Quase metade da frota de táxi do País é usada para locação. Alguém detém a placa e aluga essa placa para um motorista. Essa ligação não tem viabilidade financeira. Não dá para o taxista pagar R$200, R$250, de diária a uma pessoa que detém uma licença. A lógica do serviço de táxi não é você ter uma placa para alugar para um terceiro. É ter uma placa para trabalhar".

"É preciso agora discutir o formato dos serviços de táxi. Proibir os aplicativos não era o caminho. Não é razoável que alguém detenha 20 concessões de táxi. Precisamos discutir o sistema de aluguel de placas", finaliza.